CATEGORIA  FIGURE

Atletas da categoria Figure devem apresentar um físico bem torneado com aspecto físico feminino e atlético, com valorização muscular na região da caixa torácica, costas e ombros, e grau moderado de musculatura com separação sem estrias visíveis. A aparência atlética geral do físico deve estar na silhueta, com ênfase na largura de tronco, dando impressão de um formato de “Y”, onde ombros e costas devem estar mais desenvolvidos. Membros inferiores com baixo percentual de gordura, sem marcações profundas com a atleta semi relaxada, e quando caminhando ou em contração não aprofundam tanto os cortes. Tanto o vasto medial quando lateral devem ter desenvolvimento moderado a ponto de criar um pequeno ângulo curvado na silhueta dos membros inferiores (lembrar do y). O cabelo, beleza facial, simpatia, confiança e estilo individual de apresentação fazem a diferença.

 

VESTIMENTA

 

. As competidoras deverão se apresentar com biquíni duas peças, (parte inferior não deve ser muito rebaixada e a posterior cobrir 1/3 do glúteo). Todos os biquínis devem ser de bom gosto. O cabelo pode ser estilizado.

. As sandálias deverão ter altura do salto 10 mm (frente) e 120 mm (atrás). Salto tipo Anabela não é permitido.

. Joias são permitidas.

 

. Primeiro julgamento atletas entram no palco perfiladas em ordem numérica para as primeiras comparações, que serão realizadas através do quarto de volta.

 

  • Quarto de volta:

  1. Pose de frente para os árbitros

  2. Quarto de volta para a direita – perfil esquerdo

  3. Quarto de volta para a direita – pose de costas

  4. Quarto de volta para a direita – perfil direito

  5. Quarto de volta para a direita – pose de frente

 

. Nas finais, dependendo da organização da competição, os atletas poderão entrar um por vez, caminharão para o centro do palco sozinhos e realizarão quarto de volta, ficarão de frente aos juízes conforme indicado e depois irão para o lado do palco

 

DIVISÕES NPC E SPFF

 

Figure Master acima de 35 anos

Figure Master acima de 40 anos

 

Figure

CLASSE A: Até e incluindo 155 cm

CLASSE B: Acima de 155 cm até e incluído 159 cm

CLASSE C: Acima de 159 cm até e incluído 163 cm

CLASSE D: Acima de 163 cm até e incluído 166 cm

CLASSE E: Acima de 166 cm até e incluído 170 cm

CLASSE F: Acima de 170 cm

. Qualquer competidor que pareça estar desorientado, com dor de cabeça ou câimbra não poderá competir.

. Qualquer competidor desqualificado por motivos de saúde deve ser verificado pela assistência medica que esteja no local, caso seja visto como necessário o atleta deverá ir ao hospital mais próximo para avaliação. Os competidores que se recusem a ser avaliados pela assistência medica ou ir para o hospital serão proibidos de competir por motivos de proteger o atleta.

 

Algumas competições podem apresentar um formato específico na divisão dos atletas, podendo haver unificação de alguns pesos