CATEGORIA  

WELLNESS FITNESS

 

A categoria Wellness Fitness é destinada a mulheres que preferem desenvolver um físico menos musculoso, atlético e esteticamente agradável. O nível de hipertrofia deve ser moderado, firmes e com baixo percentual de gordura. As definições nos ombros e abdome podem ser mais destacadas. A linha de cintura deve ser a mais fina possível. Definições e separações nos demais segmentos corporais sem exagero, sempre valorizando a feminilidade.

 

As atletas Wellness devem ter um desenvolvimento nos glúteos, que tendem a um maior volume, que sejam harmônicos e proporcionais em relação aos posteriores de coxa e quadríceps. Devem possuir baixo percentual de gordura geral, sem marcação exagerada.

 

Além dos requisitos de adequação do físico, as atletas devem atentar para a beleza facial, cabelos, aspecto da pele, sorriso, simpatia. Pintura malfeita, tinta escorrendo ou manchas, vascularização excedente também acarretam perda de pontos para a atleta.

 

Os atletas devem apresentam um bronzeado natural e saudável.

 

As competidoras deverão se apresentar com biquíni duas peças, (parte inferior não deve ser muito rebaixada e a posterior cobrir 1/3 do glúteo). Todos os biquínis devem ser de bom gosto. O cabelo pode ser estilizado.

 

As sandálias deverão ter altura do salto 10 mm (frente) e 120 mm (atrás). Salto tipo Anabela não é permitido. O cabelo pode ser estilizado.

 

Uso de pintura artificial deverá ser realizada com cuidado para não descaracterizar aparência natural. O uso de glitter ou similares não serão permitidos

 

. Primeiro julgamento atletas entram no palco perfiladas em ordem numérica para as primeiras comparações, que serão realizadas através do quarto de volta. As atletas terão liberdade na transição das poses em realizar movimentações suaves.

 

  • Quarto de volta:

  1. Pose de frente para os árbitros

  2. Quarto de volta para a direita – perfil esquerdo

  3. Quarto de volta para a direita – pose de costas

  4. Quarto de volta para a direita – perfil direito

  5. Quarto de volta para a direita – pose de frente

. As finalistas serão julgadas no quarto de volta e realizarão caminhada até o fundo do palco, parada de costas, rotação para frente e retornando e frente do palco, onde os árbitros avaliarão a firmeza dos glúteos e desenvoltura da caminhada.

 

. Nas finais, dependendo da organização da competição, as atletas poderão entrar desfilando (em “T” ou “I”) uma por vez e terem um tempo para realização de poses, seguindo o critério da liberdade de movimentações desde que não sejam exageradas e ou gestos obscenos.

 

DIVISÕES NPC E SPFF

 

CLASSE A: Até e incluindo 157 cm

CLASSE B: Acima de 157 cm até e incluído 163 cm

CLASSE C: Acima de 163 cm até e incluído 168 cm

CLASSE F: Acima de 168 cm


 

. Qualquer competidor que pareça estar desorientado, com dor de cabeça ou câimbra não poderá competir.

. Qualquer competidor desqualificado por motivos de saúde deve ser verificado pela assistência medica que esteja no local, caso seja visto como necessário o atleta deverá ir ao hospital mais próximo para avaliação. Os competidores que se recusem a ser avaliados pela assistência medica ou ir para o hospital serão proibidos de competir por motivos de proteger o atleta.

 

Algumas competições podem apresentar um formato específico na divisão dos atletas, podendo haver unificação de alguns pesos