CATEGORIA  WOMEN’S PHYSIQUE

A Women’s Physique tornou-se a categoria para aquelas atletas que querem levar o seu desenvolvimento muscular e definição ao máximo, conforme os quatro critérios utilizados no fisiculturismo sênior (simetria, proporção, volume e definição).

 

O desenvolvimento muscular deve ser o máximo possível, bem como definições, mas sem perder aspecto feminino. As atletas devem ter boa proporção entre membros inferiores e superiores, e os quadríceps podem ser consideravelmente mais marcados e com cortes mais profundos. Na Women’s Physique a beleza e harmonia facial, cabelos, também são avaliados. Sorrir e parecer alegre e natural também é fundamental.

 

As competidoras deverão se apresentar com biquíni (duas peças). A parte superior e inferior do devem obedecer às linhas e tamanhos (parte inferior não deve ser muito rebaixada e a posterior cobrir 1/3 do glúteo). Todos os biquínis devem ser de bom gosto. O cabelo pode ser estilizado. Atletas se apresentam sem calçados e sem joias ou outros acessórios, exceto por um anel de casamento.

 

. Primeiro julgamento atletas entram no palco perfiladas em ordem numérica para as primeiras comparações em quarto de volta e através das poses compulsórias.

 

  • Quarto de volta:

  1. Pose de frente para os árbitros

  2. Quarto de volta para a direita – perfil esquerdo

  3. Quarto de volta para a direita – pose de costas

  4. Quarto de volta para a direita – perfil direito

  5. Quarto de volta para a direita – pose de frente

 

  • Poses Compulsórias

  1. Duplo bíceps de frente (mãos abertas)

  2. De lado Peitoral (cotovelos estendidos)

  3. Duplo bíceps de costas (mãos abertas).

  4. De lado tríceps

  5. Abdominais e coxas

 

. Nas finais, dependendo da organização da competição, as atletas poderão entrar desfilando um por vez e terem um tempo para realização de algumas poses. Após entrada, repetirão as poses compulsórias e na final apresentação coreografada com tempo de duração de um a três minutos por atleta.

DIVISÕES

 

CLASSE A: Até e incluindo 157cm

CLASSE B: Acima de 157cm até e incluindo 163cm

CLASSE C: Acima de 163cm até e inclusive 168cm

CLASSE D: Acima de 168cm

. Qualquer competidor que pareça estar desorientado, com dor de cabeça ou câimbra não poderá competir.

. Qualquer competidor desqualificado por motivos de saúde deve ser verificado pela assistência medica que esteja no local, caso seja visto como necessário o atleta deverá ir ao hospital mais próximo para avaliação. Os competidores que se recusem a ser avaliados pela assistência medica ou ir para o hospital serão proibidos de competir por motivos de proteger o atleta.

 

Algumas competições podem apresentar um formato específico na divisão dos atletas, podendo haver unificação de alguns pesos